sábado, 3 de outubro de 2009

Futuros biólogos em ação

Não havia nem 12 horas desde a última vez em que nos encontramos na aula de Zoologia III, com o prof Andreas, mas lá estávamos, esperando por ele no frio.

A primeira saída de campo de Zoo III foi para o Parque da Gruta, aqui em Santa Cruz. Localizado a 2km do centro da cidade, no cinturão verde (área de proteção ambiental da cidade), o parque tem 17,4 hectares de beleza natural combinada com infra-estrutura para a população conhecer melhor sobre o ambiente local, animais etc.

Duas horas de explicação sobre o que faríamos, montamos os grupos e lá fomos nós. Nossas atividades eram: medir a largura do corrego que atravessa o parque, profundidade, altura e largura da calha, capturar animais do local (moluscos, crustaceos...), calcular a velocidade da água, calcular a vasão e fazer a avaliação do ambiente em um raio de 30 metros, a partir do local onde faríamos as medições. Todos esses procedimentos em 3 pontos diferentes: antes do primeiro lago, depois do lago, e antes do segundo lago.

Foi o que fizemos...

As gurias no procedimento para calcular a velocidade da água.

No ponto 1.

Ponto 1...

"Equipadas" e cansadas...

O macaco-prego que roubou o salgadinho da colega...

Cara de pidão!

O aviso que é desrespeitado pelos humanos e pelos macacos, que roubam a comida das mesas.

Eu, fazendo cálculos e anotações...

Nosso grupo, voltando de uma coleta.

2 comentários:

  1. Caracaaa, que irado... é um dos lugares q mais sinto falta dai :(

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu blog!
    estou estudando pra entrar na UFPR no curso de biologia...e achei seu blog muito bom! principalmente porque deu pra matar a curiosidade sobre como vão ser minhas aulas na faculdade...
    Muito show mesmo!!!

    =]

    ResponderExcluir