quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biologia forense

Essa semana aconteceu a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UNISC, na abertura teve uma palestra sobre Biologia Forense e o tema logo me chamou atenção. Fã de CSI, já me imaginei algumas vezes trabalhando nessa área e fiquei feliz quando tive a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.



A palestra foi bastante técnica, mas deu uma noção de como é na realidade o trabalho forense.
No caso dos biólogos, estão habilitados a trabalhar com o que dis respeito a DNA e entomologia (ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente). Quem assiste CSI como eu, já deve ter visto muito disso e lembro que em pelo menos dois episódios o crime envolvia estudos entomológicos.

Aquele banco de dados do FBI, o CODIS (usado no CSI), que conta com informações genéticas de milhares de criminosos, está prestes a ser implantado no Brasil, e um dos primeiros estados a utilizar o sistema será o Rio Grande do Sul.

É claro que no CSI eles contam com equipamentos ultra modernos e nossa realidade é muito diferente, mas mesmo assim, ainda me fascina esse trabalho.

Obrigada ao D.A. da Biologia e ao prof. dr. Renato Moreira Rosa, que nos passou seus conhecimentos na área.

Agora continuo caçando meus bichinhos para a coleção de arthropoda de zoo III.

Um comentário:

  1. Sou de Curitiba mesmo...mas espero que não por muito tempo...na real sinto vontade de ir pra SC morar em floripa...ou em qualquer outro lugar que tenha muita natureza...se eu não passar aqui quem sabe faça isso!
    tmb adicionei vcs nos meus links ;-)

    Beijo

    ResponderExcluir