segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore

Hoje começa a primavera no hemisfério sul e há 30 anos formalizou-se o Dia da Árvore.

A primavera já dando sinal por aqui...

A árvore tem uma importância enorme para todo o ecossistema, ela é um ser vivo como nós, nasce, cresce, vive e morre. Nos dá sua sombra, mantém o solo vivo, é fonte de produtos medicinais e industriais, de alimentos para nós, ajuda a renovar o ar, entre muitas outras coisas boas!
Fico indignada ao ver matérias cada vez mais comuns que mostram o desmatamento descontrolado por todoo nosso país, fico indignada também ao ver nas cidades, especialmente aqui onde eu moro, as pessoas só cortando árvores fora e no verão reclamarem do excesso de calor, reclamarem das enchentes, dos morros desabando, e quando o sol está alto, virem colocar seus carros na sombra das árvores que preservamos na rua da nossa casa.
As pessoas só sabem tirar fora e usar da preservação alheia quando lhes convém, é realmente muito difícil varrer umas folhinhas algumas vezes por semana para manter limpa a calçada. Ninguém respeita a vida, o que uma árvore pode trazer de mal pra gente? Nada!

Tá, chega de revolta...

Ontem sem querer fiz uma boa ação para o mundo, sem nem lembrar que hoje era dia da árvore.
Fiz uma muda de Nespereira (Eriobotrya japonica), aquela ameixa amarela e plantei em um vasinho. Temos uma árvore dessas aqui em casa, mas ela já tem uma certa idade então resolvi fazer uma mudinha para que quando essa não puder nos dar mais frutos, já tenha uma nova, cheia de vida.

Uma das árvores do pátio da minha casa, cinamomo (Melia azedarach), mais velha que eu :)


Respeite, preserve!
A vida é sua, mas o mundo é nosso.

Um comentário:

  1. Olá!!! Ao avistar uma árvore, não podemos ver somente um ser vivo que tem raiz, caule, folhas, frutos (nem sempre) e semente, está concepção é muito minimalista mediante as relações ecológicas que cercam este organismo.
    Devemos ver além, tudo que se agrega onde ela existe, que torna tudo mais complexo porém simples: a alimentação que ela fornece para outros seres vivos (flor, folha, fruto, sementes), os animais que a usam como abrigo, as folhas e frutos que caem no chão formando a serrapilheira, tornando solo fértil, servindo de abrigo e alimento para outros organismos. As raízes que seguram o solo, a copa que faz com que a água da chuva caia lentamente sendo absorvida como um esponja, enfim, são tantas interações que devemos observar para darmos o devido valor.
    As árvores nã nós prejudicam, porque as espécies exóticas que competem de forma desigual com as nossas nativas causando alguns prejuízos ao solo, e a fauna, não chegaram até aqui pelo vento, ou porque algum animal fez a dispersão de sementes... mas sim, por mãos humanas que insiste em mudar o ambiente sem pensar nas consequências... infelizmente, semana passada tive que dar uma palestra dando meu parecer contrário há uma dessas espécies que devem ser substituídas da margem de um rio em Joinville, culpa das Ficus benjamina? não, incoerência de um governo e de alguém que vendeu as mudas para prefeitura, que defende a permanência delas, mas não se atreve a admitir que elas sairão diretamente de seu comércio por transações estranhas... não fiz post sobre esse dia, preferi aproveitar para ler outras opiniões....

    Ps: tenho parentes em POA, NovoHamburgo, Caxias... bjão

    ResponderExcluir