sábado, 17 de abril de 2010

Como evitar uma tragédia perto de você

No embalo das notícias que todos viram nos últimos dias, sobre a tragédia no Rio de Janeiro devido a forte chuva e problemas políticos, da palestra do pesquisador e professor Sergio González Martineaux, e observando o que me cerca, fiz um apanhado de ideias e vou tentar expor em um texto.

Lógico que não tenho o conhecimento teórico e prático de um biólogo formado, mas sou esperta, inteligente e ligada no que acontece no mundo e tenho vontade de aprender e fazer a diferença.

É natural ouvir muita gente falando que cada um deve fazer a sua parte, buscar o melhor e fazer o melhor com o que está ao seu alcance. Eu como estudante de Ciências Biológicas e principalmente como cidadã, tenho o dever de me preocupar e procurar soluções para problemas aqui em casa, no meu bairro, na minha cidade.

Como disse o professor González em sua palestra e o meu professor, Eduardo Lobo, em sala de aula, os problemas ambientais são muito mais complexos do que parecem. Envolvem política e princípios morais e éticos, acima de tudo. Um exemplo que eu posso dar comparando com o que aconteceu no Rio de Janeiro é um problema de invasão de área protegida que ocorre na minha cidade.

Aqui em Santa Cruz do Sul a cidade é cercada por uma área de proteção ambiental chamada Cinturão Verde, onde há muitas espécies nativas da Mata Atlântica. Sendo uma área de proteção, deveria ser protegida, certo?
Porém, como em qualquer lugar onde ainda há área verde, ninguém respeita, nem mesmo o local que é protegido por lei e que deveria ser protegido por nós.

O Cinturão Verde é esse morro que cerca toda a cidade. Dentre os inúmeros benefícios que o Cinturão Verde proporciona para este município, destaca-se a diminuição dos fenômenos erosivos, a beleza cênica e a manutenção do eqüilíbrio ecológico térmico da cidade devido à quantidade e diversidade de vegetação. “(CADERNO DE PESQUISA SÉRIE BIO., 2004)” Foto: Rene Hass

Muitas pessoas invadiram esse morro e construíram suas casas lá, algumas alegam não atrapalhar em nada e até ajudar a proteger o local, mas gente, só o fato de ter invadido aquela área já está atrapalhando o funcionamento do bioma de lá. Nós nos sentimos incomodados quando nas nossas casas há moscas, formigas e baratas, mas ninguém pensa nisso quando resolve invadir a casa de outras formas de vida. NÃO TEMOS RAZÃO EM RECLAMAR! Direta ou indiretamente somos culpados por todos os problemas ambientais.

O problema continua. Além dessas pessoas, também existem as imobiliárias que fazem seus condomínios nessa mesma área e ninguém proíbe. Só por que eles têm dinheiro? O dinheiro não vai comprar a mata de volta, não vai trazer o equilíbrio ecológico perdido em meio a essa corrupção de valores.
Onde está quem deveria fiscalizar isso? Por que permitem que esse problema ocorra? Todos sabem o que é errado e fazem, depois não adianta chorar.

Acredito que deveria haver um programa de conscientização de crianças, tendo em vista que os adultos se recusam a enxergar a realidade e agir. Talvez com projetos educacionais e disciplinas obrigatórias nas escolas sobre o meio ambiente, como preservá-lo e como ajudar a reverter a situação em que nos encontramos hoje, o futuro seja melhor do que as previsões indicam.

O que vai acontecer se continuarmos destruindo a vida na Terra? Se só usufruirmos e não pensarmos em ter atitudes sustentáveis, a natureza é sábia o suficiente para nos dar essa resposta, e ela vem muito mais rápido do que podemos imaginar.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o Cinturão Verde, encontrei um trabalho do Curso Técnico em Gestão Ambiental da Escola Técnica Liceu, é só clicar aqui.

Um comentário:

  1. Acho que o problema nestes casos também está com a fiscalização municipal nas áreas invadidas e a permissão, licenças dadas as imobiliárias e construtoras em áreas de preservação ou de risco, como foi o caso no Rio de Janeiro.
    Aqui em Joinville, a Fundema, viu pelo google erth um desmatamente enorme em um bairro, mas de díficil acessso, quase invisível se não fosse o gogle erth... o que irá acontecer, vão pagar a multa, a área já está desmatada, e eu fiquei sabendo que um empresário quer fazer uma cidade ali... ou seja, o dinheiro da multa, ainda foi muito pouco em comparação ao que ele irá ganhar com o loteamento, agoa eu acho que o fulano deveria reflorestar a área, sua postagem me fez lembrar do caso aqui, vou ver como anda o processo!!!

    ResponderExcluir