segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ainda há esperança!

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul iniciou as atividades 2010 em alto nível, presenteando os alunos do curso e a quem quisesse ouvir o que tem a dizer pesquisador e professor Sergio González Martineaux, da Universidade de Santiago do Chile. O chileno é engenheiro agrônomo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e mestre em Ciências do Solo pelo Instituto Agronômico Tropical de Investigação de Costa Rica. Além de ser pesquisador do Centro Regional de Pesquisas La Platina, do Instituto de Pesquisas Agropecuárias (Inia) de Santiago, no Chile.

Atualmente é representante da América Latina no painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Em 2007, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua participação na equipe de Al Gore, vice-presidente dos EUA de 1993 a 2001. Foi representante da delegação oficial do IPCC na cerimônia de premiação em Oslo, Noruega por sua participação no documentário Uma Verdade Inconveniente, que fala sobre o aquecimento global e suas conseqüências, chamando a atenção para mitos sobre o assunto e mostrando possíveis alternativas para evitar maiores catástrofes no futuro.

Em sua palestra “Conservação do Solo e Mudanças Climáticas”, o professor afirmou que o planeta ainda tem salvação. Abordou muitos assuntos, tais como o uso inadequado do solo, a erosão, conhecida também como câncer da Terra, é apontada como a principal conseqüência da atitude descuidada do ser humano. E claro, os problemas ambientais e sociais que vêm com a urbanização, como a poluição do ar e inundações em grandes cidades.

Esses problemas originam-se das mesmas dificuldades dos outros problemas que atingem a natureza, ou seja, as atitudes destrutivas de nós, seres humanos, para com os recursos naturais de um modo geral. Ele diz ser um problema ético e moral da humanidade, que só se interessa em obter lucros imediatos e que não podemos nos preocupar apenas com o presente, pois há um futuro e ainda há esperança para salvar nosso planeta. Além de alertar sobre atuarmos fortemente em defesa da nossa Floresta Amazônica, afirmando que fora do Brasil é o que mais se comenta.

O que ele falou não é novidade alguma para quem se interessa pelo assunto, embora tenha sido muito válido ver alguém que pesquisa a fundo o assunto e luta pelo que acredita ser certo, divulgando suas pesquisas por todo o mundo.
Minha mãe volta e meia diz “todo mundo só quer usufruir e mais nada”, o que também é uma verdade. Cada um de nós deveria por a mão na consciência todos os dias e ver se está agindo corretamente, respeitando o ambiente. Como diz Ian Tchagra Little “o que é a cidade, senão uma forma de excluir a natureza? a natureza luta por equilíbrio, o ser humano luta por excesso e consumismo...”.

É PRECISO RESPEITAR O DIREITO DE O AMBIENTE EXISTIR E EVOLUIR!

Um comentário:

  1. Que oportunidade ótima vocês tiveram, González está certo quando diz que temos que ir além da amazônia, parece que ela é a salvação do mundo e não é?? o que que o james cameron teve que vir aqui pedir para salvar a Amazônia, por que ele não tenta salvar as forestas do país dele o Canadá!!??
    Existem muitas coisas para serem feitas, muitos biomas para preservar, se cada país cuidasse do que é seu seria melhor, ao invés de ficar com o olho grande no que é dos outros.
    O Brasil tem outros biomas ameaçados, que trate destes também.
    Agora, que cada país proteja os seus, não fique usando os dos outros!!

    ResponderExcluir