terça-feira, 23 de março de 2010

Atualizando!

Eu sumi do blog por mais de um mês. Estava aproveitando o fim das férias e início das aulas que já vai para a 4ª semana.
Entre muitas coisas, recebemos aqui em casa a visita de parentes que moram no Mato Grosso e que eu não conhecia, eles foram morar lá há muitos anos e a última vez que vieram para cá fazem 27 anos, eu tenho 22. Foi divertido, reunimos toda Máfia Camara em um domingo de sol, que depois virou chuva, nos conhecemos e matamos a saudade de outros Camaras!

Assisto TODA a cerimônia do Oscar, coisa que eu não fazia há anos e fiquei feliz quando o "The Cove", de Louie Psihoyos and Fisher Stevens, que mostra a matança de golfinhos no Japão, ganhou o Oscar de melhor documentário.

Já na aula, tenho um professor chileno que eu adorei. Ele é engraçado, prestativo, porém, tá até agora só falando de congressos, livros, artigos científicos e ainda não entramos de fato no assunto da aula. O que não impediu ele de passar um seminário lá pro final do semestre, o meu vai ser sobre o ciclo do fósforo.

Como meu blog é muito educativo, vou lhes deixar a par do que é o ciclo do fósforo.

O QUE É: O fósforo é um elemento químico que participa da estrutura de moléculas fundamentais do metabolismo celular, como fosfolipídios, coenzimas e ácidos nucléicos. Também, é um nutriente limitante do crescimento de plantas, especialmente as de ambientes aquáticos. Mas quando ocorre em grande abundância no meio ambiente, pode causar sérios problemas ambientais, pois se um excesso de componentes nitrogenados e fosfatados, que são largamente utilizados como fertilizantes, entra em um lago ou rio, esses nutrientes podem causar aumento da população bacteriana e de algas verdes (fotossintéticas), originando um processo conhecido como eutrofização.

ONDE É ENCONTRADO: Os grandes reservatórios de fósforo são as rochas e outros depósitos formados durante as eras geológicas. Esses reservatórios, pouco a pouco fornecem o fósforo para os ecossistemas, onde é absorvido pelos vegetais e posteriormente transferido aos animais superiores e, por conseqüência, ao Homem, via cadeia alimentar.

O retorno do fósforo ao meio ocorre pela ação de bactérias fosfolizantes, atuando nas carcaças de animais mortos. O fósforo retorna ao meio na forma de composto solúvel, sendo portanto facilmente carregado pela chuva para os lagos e rios e destes para os mares, de forma que o fundo do mar passa a ser um grande depósito de fósforo solúvel.
As aves marinhas desempenham um papel importante na restituição do fósforo marinho para o ambiente terrestre, pois ao se alimentarem de peixes marinhos e excretarem em terra firme, trazem o fósforo de volta ao ambiente terrestre.

USO DO FÓSFORO: Ele é um dos componentes principais do tipo de fertilizante mais utilizado, o fertilizante à base de NPK.


Fonte: Portal de Estudos em Química professor Paulo Cesar


É mais ou menos isso que vamos explanar no seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário