terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sejamos Na'vi!

Acabei de assistir Avatar, eu sei, um pouco atrasada porque todo mundo já assistiu!

Tenho que confessar que eu esperava um filme bem mais ou menos, porque sempre que a propaganda é muito grande, eu desconfio, e sou mesmo muito chata nos meus gostos, incluindo de filmes.

No início pensei “mas que viagem”, mas aí comecei a entender a história e sem hesitar eu coloquei na minha mente, esse filme de ficção com a vida real, Pandora X Terra.

A história do filme nada mais é do que a realidade aqui no nosso planeta! A diferença é que não estamos explorando um outro planeta, mas sim o nosso, a nossa casa.

Sempre vai haver uma Dra Grace tentando descobrir os mistérios da vida, pessoas boas que ficam do lado do bem, não importa o que aconteça como a Trudy, o Norm e o Parker, sempre vai haver o cético que mais cedo ou mais tarde vai se converter, assim como o Jake e sempre vai haver alguém querendo destruir o que há de mais sagrado e precioso na vida apenas para enriquecer materialmente, como o coronel Quaritch.

Sem falar na lição que os Na’vi nos dão a cada cena, vivendo em harmonia com seus deuses, sua floresta, respeitando tudo e todos sem questionar. E quando o bicho pega, eles se unem para defender Pandora, com todas as suas forças e armas.

Será que as pessoas que assistem Avatar têm consciência da mensagem que esse filme deixa?

Caso a resposta seja não, pare e pense. Sejamos Na’vi!




Diretor: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi, Joel Moore.
Produção: James Cameron, Jon Landau
Roteiro: James Cameron
Fotografia: Mauro Fiore
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 150 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ação/Ficção
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Twentieth Century-Fox Film Corporation / Lightstorm Entertainment / Giant Studios
Classificação: 12 anos

2 comentários:

  1. Eu também demorei pra ver.. mas adorei! Achei que tem tudo haver com biologia, minha paixão. Porque muitos países já utilizam de tal forma os recursos ambientais da Terra, que se todos resolvessem seguir o mesmo iriam ser necessário 5 ou 6 planetas. Será que um dia chegaremos a esse ponto, de precisar de recursos de fora?! O segundo ponto, que adorei por sinal, é o de imaginar a vida em outros planetas... como eles teriam evoluidos. Não gostei daquela religiosidade que estava começando aparecer no filme, mas depois entendi que não era bem um Deus, e sim uma espécie de simbiose entre todos seres vivos (plantas, árvores, criaturas voadoras), que ali desenvolveram habilidade de sinopse entre elas através do cabelo. O que não é uma idéia nova, se pensarmos que no começo eramos seres unicelulares, depois formamos colônias, tecidos e enfim os individuos como conhecemos hoje. O filme tem um tom de educação ambiental muito bacana, uma experiência sensacional sem duvida nenhuma!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran,

    Vi Avatar, confesso que esperava um pouco mais, mesmo assim a mensagem caiu diretamente para todos nós, viver em harmonia e abrir mão de algumas comodidades é muito difícil para nós... resta saber até quando a capacidade de suporte da Terra irá aguentar... Seremos todos refugiados ambientais?? e para onde vamos???

    ResponderExcluir