sexta-feira, 9 de julho de 2010

Final de semestre

Chega ao fim mais um semestre e dessa vez sem exame, estou oficialmente de férias!

Quero deixar aqui disponível para quem se interessar, o relatório de um trabalho de campo que fizemos na região sul do Rio Grande do Sul na REBIO do Mato Grande.


RESUMO

A pesquisa realizada durante a saída a campo para a Reserva Biológica do Mato Grande, localizada em uma região de restinga e uma das poucas regiões de banhado do Estado, teve como objetivo principal caracterizar a teia alimentar do ecossistema local. A base dessa teia são os produtores (fitoplâncton e vegetais); seguidos pelos consumidores primários, que se alimentam dos produtores; consumidores secundários, que se alimentam de animais herbívoros; e os consumidores terciários, que são o topo da teia alimentar, formado pelos grandes predadores. O último nível trófico é composto pelos decompositores, que realizam a reciclagem da matéria orgânica. Constatou-se uma riqueza muito grande de espécies de fauna e flora no local, bem como a importância da preservação desses biomas, pois todos os níveis tróficos estão interligados, não sendo possível o equilíbrio ambiental com a ausência de espécies que compõe essa teia.

Para fazer o download do relatório em PDF, clique aqui.

2 comentários:

  1. Me lembro do alívio de terminar o semestre.
    Parabéns, pelo pouco que li do trabalho me parece muito interessante.
    Assim que tiver um tempo vou baixar para ler na integra. Fiquei um tempo sem postar mas acredito que estou voltando a ativa.

    ResponderExcluir