terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Exemplo a ser seguido

Hoje vou reproduzir o post do meu amigo Rafael sobre a COP 15.

Começou hoje em Copenhague a COP 15, Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que visa encontrar e colocar em prática soluções para reduzir o aquecimento global.
De olho nas novidades dessa conferência, quero explicar pra quem ouve falar disso, mas não entende o que se passa.



Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C, em relação à era pré-industrial, até o final deste século, ou as alterações climáticas sairão completamente do controle, e para frear o avanço da temperatura, é necessário reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, já que são eles os responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre.

Diminuir a emissão de gases de efeito estufa implica modificações profundas no modelo de desenvolvimento econômico e social de cada país, com a redução do uso de combustíveis fósseis, a opção por matrizes energéticas mais limpas e renováveis, o fim do desmatamento e da devastação florestal e a mudança de nossos hábitos de consumo e estilos de vida. Por isso, até agora, os governos têm se mostrado bem menos dispostos a reduzir suas emissões de carbono do que deveriam.

No entanto, se os países não se comprometerem a mudar de atitude, o cenário pode ser desesperador. Correremos um sério risco de ver: - a floresta amazônica transformada em savana; - rios com menor vazão e sem peixes; - uma redução global drástica da produção de alimentos, que já está ocorrendo; - o derretimento irreversível de geleiras (já podemos perceber isso); - o aumento da elevação do nível do mar, que faria desaparecer cidades costeiras (como já citei em outro post); - a migração em massa de populações em regiões destruídas pelos eventos climáticos e - o aumento de doenças tropicais como dengue e malária (assunto já debatido com a minha amiga e futura bióloga, Fran).


E o Sustainable Surf Project se une a milhares de projetos, ONGs e pessoas conscientes da situação em que nos encontramos hoje, que esperam que nessa 15ª Conferência cheguem a um acordo comum que seja favorável à toda humanidade.

SSP - Surfista consciente surfa além das ondas!


Esse é o banner do projeto dele, paixão e consciência é como eu posso definir a iniciativa dele e dos amigos.

"Raciocinem comigo: O lixo jogado na rua hoje, é levado pela chuva amanhã e vai parar nos rios, os rios desembocam no mar. O mar que é palco do surf.

A poluição do ar causa danos a saúde humana, mas também causa danos a atmosfera. A emissão de poluentes é um dos fatores que contribuem para o aquecimento global, que está deixando as temperaturas cada vez mais altas, derretendo calotas polares, que aumentam o nível dos oceanos, palco do surf.

Estudos mostram que as Ilhas Maldivas desaparecerão completamente em decorrência do aumento do nível do mar, em 50 anos. E as Ilhas Fiji também, em 100 anos.
E as outras ilhas? Eu moro em Florianópolis, não sou tão inocente a ponto de acreditar que aquela ilha, embora seja a “ilha da magia”, seja tão especial que o sr. Aquecimendo Global vai livrar ela do que está por vir.
Eu fico imaginando as próximas gerações conhecendo esses lugares apenas por fotos e vídeos de um tempo em que elas foram reais, ouvindo falar dessas ilhas, como se fala de alguém que já se foi e não volta mais.

É por essas e outras razões que eu acredito que todos devem se preocupar com essa questão, mas não apenas se preocupar, e sim, começar a fazer alguma coisa. Conhecem os 3 R’s? Reduza, Reuse e Recicle? É uma boa maneira para começar.

E também por isso que eu acredito que todos os surfistas, sejam profissionais ou apenas façam isso por prazer, devem apoiar essa causa, fazer a sua parte e até mais do que isso.

Não queremos ver nossas praias, os nossos lugares preferidos para surfar, totalmente sujos pelo lixo humano ou desaparecendo em algumas próximas gerações, certo?

É isso que o Sustainable Surf Movie Project quer passar aos seus apoiadores e futuros expectadores."

2 comentários:

  1. E as necociações da COP 15 não avançam, quem vai ceder??

    Sugestão para vc e seu amigo:

    www.ecosurfi.blogspot.com

    Surf nas ondas da Sustentabilidade

    Muito legal o trabalho deles!

    ResponderExcluir
  2. Sim sim foi um fiasco a cop 15, o q podemos esperar da cop 16 no méxico?

    Excelente 2010 p ti, continueee com o bloggg!!!

    ResponderExcluir