quinta-feira, 16 de julho de 2009

Férias...

Mais um semestre passou e estou literalmente de férias!
Peguei exame em Zoologia I e ontem saiu o resultado, passei!
Um alívio, pois perder um semestre em uma disciplina deve ser horrível, ainda mais tendo que pagar tudo de novo hehehe

Hoje de manhã lendo as últimas notícias no G1 vi uma que me chamou atenção, especialmente por estar ligada ao conteúdo da matéria que eu peguei exame.

"Com participação brasileira, grupo 'lê' DNA do causador da esquistossomose

Cientistas decifraram genoma das duas principais espécies de verme.
Genes dos parasitas trazem pistas para criação de novos remédios.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

O verme parasita Schistosoma mansoni, causador de uma doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no planeta, agora terá de se haver com as armas da biologia molecular. Uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros de três instituições, obteve a sequência completa do DNA do bicho, incluindo uma lista promissora de calcanhares-de-aquiles que podem, no futuro, servir de alvos para medicamentos ou vacinas."


O Schistosoma mansoni é um verme do filo Platyhelminthes, classe Trematoda. Ele causa o que popularmente é conhecido como "barrida d'água". O verma habita os vasos sanguineos do fígado e intestino e pode causar, na sua fase mais aguda, a morte.
Por isso esse estudo é tão importante, por ser uma doença muito comum em áreas pobres, com saneamento básico muito precário, atingindo assim, pessoas que muitas vezes não tem as condições adequadas para evitar a doença.
Quem sabe algum dia, quando a saúde for realmente um assunto de primeira importância no mundo todo, os recursos cheguem até onde devem chegar e essas doenças possam ser erradicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário