terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Exemplo a ser seguido

Hoje vou reproduzir o post do meu amigo Rafael sobre a COP 15.

Começou hoje em Copenhague a COP 15, Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que visa encontrar e colocar em prática soluções para reduzir o aquecimento global.
De olho nas novidades dessa conferência, quero explicar pra quem ouve falar disso, mas não entende o que se passa.



Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C, em relação à era pré-industrial, até o final deste século, ou as alterações climáticas sairão completamente do controle, e para frear o avanço da temperatura, é necessário reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, já que são eles os responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre.

Diminuir a emissão de gases de efeito estufa implica modificações profundas no modelo de desenvolvimento econômico e social de cada país, com a redução do uso de combustíveis fósseis, a opção por matrizes energéticas mais limpas e renováveis, o fim do desmatamento e da devastação florestal e a mudança de nossos hábitos de consumo e estilos de vida. Por isso, até agora, os governos têm se mostrado bem menos dispostos a reduzir suas emissões de carbono do que deveriam.

No entanto, se os países não se comprometerem a mudar de atitude, o cenário pode ser desesperador. Correremos um sério risco de ver: - a floresta amazônica transformada em savana; - rios com menor vazão e sem peixes; - uma redução global drástica da produção de alimentos, que já está ocorrendo; - o derretimento irreversível de geleiras (já podemos perceber isso); - o aumento da elevação do nível do mar, que faria desaparecer cidades costeiras (como já citei em outro post); - a migração em massa de populações em regiões destruídas pelos eventos climáticos e - o aumento de doenças tropicais como dengue e malária (assunto já debatido com a minha amiga e futura bióloga, Fran).


E o Sustainable Surf Project se une a milhares de projetos, ONGs e pessoas conscientes da situação em que nos encontramos hoje, que esperam que nessa 15ª Conferência cheguem a um acordo comum que seja favorável à toda humanidade.

SSP - Surfista consciente surfa além das ondas!


Esse é o banner do projeto dele, paixão e consciência é como eu posso definir a iniciativa dele e dos amigos.

"Raciocinem comigo: O lixo jogado na rua hoje, é levado pela chuva amanhã e vai parar nos rios, os rios desembocam no mar. O mar que é palco do surf.

A poluição do ar causa danos a saúde humana, mas também causa danos a atmosfera. A emissão de poluentes é um dos fatores que contribuem para o aquecimento global, que está deixando as temperaturas cada vez mais altas, derretendo calotas polares, que aumentam o nível dos oceanos, palco do surf.

Estudos mostram que as Ilhas Maldivas desaparecerão completamente em decorrência do aumento do nível do mar, em 50 anos. E as Ilhas Fiji também, em 100 anos.
E as outras ilhas? Eu moro em Florianópolis, não sou tão inocente a ponto de acreditar que aquela ilha, embora seja a “ilha da magia”, seja tão especial que o sr. Aquecimendo Global vai livrar ela do que está por vir.
Eu fico imaginando as próximas gerações conhecendo esses lugares apenas por fotos e vídeos de um tempo em que elas foram reais, ouvindo falar dessas ilhas, como se fala de alguém que já se foi e não volta mais.

É por essas e outras razões que eu acredito que todos devem se preocupar com essa questão, mas não apenas se preocupar, e sim, começar a fazer alguma coisa. Conhecem os 3 R’s? Reduza, Reuse e Recicle? É uma boa maneira para começar.

E também por isso que eu acredito que todos os surfistas, sejam profissionais ou apenas façam isso por prazer, devem apoiar essa causa, fazer a sua parte e até mais do que isso.

Não queremos ver nossas praias, os nossos lugares preferidos para surfar, totalmente sujos pelo lixo humano ou desaparecendo em algumas próximas gerações, certo?

É isso que o Sustainable Surf Movie Project quer passar aos seus apoiadores e futuros expectadores."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

The Circle of Life

Nascimento de um bebê elefante, em Bali - Indonésia.

sábado, 14 de novembro de 2009

Entre Reinos

O que é a cidade, senão uma forma de destruir a natureza?
A natureza luta pelo equilíbrio, e os humanos lutam por excesso e consumismo... Acho que está na hora de percebermos que com o poder vem a responsabilidade, a natureza vencerá no final, e, por enquanto, estou no lado dos perdedores...

A natureza já está há muito tempo demonstrando seu poder, de toda a fantasia no filme mais falado do momento, 2012, podemos perceber em sinais evidentes de que em algum momento, não vamos poder deter as forças naturais, é só olhar em volta!
Vejam montanhas de gelo derretendo, chuvas fortes e alagamentos constantes, ilhas de lixo no oceano, rios totalmente polúidos, árvores que só são tiradas, os animais sem ter para onde ir, desaparecem, e nós, um dia, também vamos desaparecer...

Vejam o trailler do curta metragem com Ian Tchagra Little, um biólogo conservacionista para o Discovery Channel.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Biologando

Confesso que apesar de as vezes as aulas de zoologia serem um pouco chatas, e ter muito conteúdo para estudar, eu gosto. É difícil, mas to aprendendo a gostar cada vez mais.

Para o final do mês temos que entregar uma coleção de artrópodes, abaixo segue a lista dos bichinhos que eu preciso para ter ela completa.

5 exemplares de Ordens diferentes pertencentes à Classe Arachnida (em álcool 70%)
1 exemplar pertencente à Classe Chilopoda (em álcool 70%)
1 exemplar pertencente à Classe Diplopoda (em álcool 70%)
3 exemplares de Ordens diferentes pertencentes à Classe Crustacea (em álcool 70%)
21 exemplares de Ordens diferentes pertencentes à Classe Insecta (Pterygota) (em álcool 70%)

Até agora tenho 7 ordens de Insecta, 1 ordem de Crustacea e 1 Chilopoda, ou seja, quase nada.

Esses dias encontrei um grilo que se ofereceu para mim e então coloquei ele em um vidro, para minha surpresa o grilo ainda está vivo, já fazem dias!
Como já tenho um gafanhoto, penso em libertá-lo, e como já nos conhecemos há um tempinho, resolvi chamar ele de Lilo, o grilo.

É difícil para mim matar até insetos, fico com dó, eles são seres vivos também.
Mas fazer o que, tarefa de aspirante a biólogo, tenho que cumprir!
Colocando esse capítulo da minha formação de lado, digo a vocês que como bióloga e ser humano, vou proteger todas as formas de vida, pois todos temos espaço no mundo.

Lilo

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biologia forense

Essa semana aconteceu a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UNISC, na abertura teve uma palestra sobre Biologia Forense e o tema logo me chamou atenção. Fã de CSI, já me imaginei algumas vezes trabalhando nessa área e fiquei feliz quando tive a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.



A palestra foi bastante técnica, mas deu uma noção de como é na realidade o trabalho forense.
No caso dos biólogos, estão habilitados a trabalhar com o que dis respeito a DNA e entomologia (ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente). Quem assiste CSI como eu, já deve ter visto muito disso e lembro que em pelo menos dois episódios o crime envolvia estudos entomológicos.

Aquele banco de dados do FBI, o CODIS (usado no CSI), que conta com informações genéticas de milhares de criminosos, está prestes a ser implantado no Brasil, e um dos primeiros estados a utilizar o sistema será o Rio Grande do Sul.

É claro que no CSI eles contam com equipamentos ultra modernos e nossa realidade é muito diferente, mas mesmo assim, ainda me fascina esse trabalho.

Obrigada ao D.A. da Biologia e ao prof. dr. Renato Moreira Rosa, que nos passou seus conhecimentos na área.

Agora continuo caçando meus bichinhos para a coleção de arthropoda de zoo III.

sábado, 3 de outubro de 2009

Futuros biólogos em ação

Não havia nem 12 horas desde a última vez em que nos encontramos na aula de Zoologia III, com o prof Andreas, mas lá estávamos, esperando por ele no frio.

A primeira saída de campo de Zoo III foi para o Parque da Gruta, aqui em Santa Cruz. Localizado a 2km do centro da cidade, no cinturão verde (área de proteção ambiental da cidade), o parque tem 17,4 hectares de beleza natural combinada com infra-estrutura para a população conhecer melhor sobre o ambiente local, animais etc.

Duas horas de explicação sobre o que faríamos, montamos os grupos e lá fomos nós. Nossas atividades eram: medir a largura do corrego que atravessa o parque, profundidade, altura e largura da calha, capturar animais do local (moluscos, crustaceos...), calcular a velocidade da água, calcular a vasão e fazer a avaliação do ambiente em um raio de 30 metros, a partir do local onde faríamos as medições. Todos esses procedimentos em 3 pontos diferentes: antes do primeiro lago, depois do lago, e antes do segundo lago.

Foi o que fizemos...

As gurias no procedimento para calcular a velocidade da água.

No ponto 1.

Ponto 1...

"Equipadas" e cansadas...

O macaco-prego que roubou o salgadinho da colega...

Cara de pidão!

O aviso que é desrespeitado pelos humanos e pelos macacos, que roubam a comida das mesas.

Eu, fazendo cálculos e anotações...

Nosso grupo, voltando de uma coleta.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Que país é esse?

Ontem pela manhã fui surpreendida por uma notícia ridiculamente absurda.
O ENEM que aconteceria nesse final de semana foi cancelado, o motivo? Provas furtadas.
Agora me digam, se a educação é a base de tudo e até na educação há corrupção, que futuro melhor pode haver para o Brasil?
Depois de terem modificado toda a prova para usar a nota como se fosse vestibular e bla bla bla, deixam acontecer uma coisa dessas. E quem estava estudando há tempo, pagando cursinho, perdendo noites para se preparar para essa prova, como fica? A ansiedade e o stress que toma conta dos estudantes nas vésperas de uma prova importante, quem se importa?
Já passei por tudo isso, estou na faculdade, mas eu sou uma das mais de 4 milhões de pessoas que faria a prova no final de semana, para concorrer a uma bolsa de estudos. Quem é classe média, como eu, sabe o quanto é difícil pagar uma faculdade, e comigo não é diferente. Eu também estava ansiosa...

É desse jeito que querem que nós, jovens, acreditemos que ainda há esperança de que o Brasil melhore?

Como se já não fosse suficiente isso, a noite estou assistindo a um telejornal, a reportagem que falava sobre a eleição da cidade que será sede das Olimpíadas de 2016, quando no meio do discurso o nosso presidente, Lula, larga uma assim: “Sim, nós também podemos... como CIDADÕES...”.
Aquilo machucou os meus ouvidos...

É, Brasil...

domingo, 27 de setembro de 2009

Exageros

Hoje recebi um email com imagens de uma prática brutal que acontece na Dinamarca, o massacre dos golfinhos calderon.
O conteúdo do email é chocante e revolta qualquer pessoa que tenha um pouco de amor no coração.




Mas eu seria hipócrita se me revoltasse com isso e não tivesse o mesmo sentimento quando vejo milhares de outros animais sendo sacrificados para serem consumidos (ou desperdiçados) por nós, humanos. Faz parte da cadeia alimentar uns morrerem para outros se alimentarem, mas é ao exagero que me refiro. Milhares e milhares de bois, aves, ovelhas, porcos, sem falar nas carnes exóticas que o homem resolveu consumir por puro prazer, para saciar a vontade de experimentar coisas novas.
São milhares de animais que são mortos e muito se vê de carne apodrecendo por aí, o que mostra, o exagero humano. A ansia de não deixar faltar o alimento faz de nós seres egoístas, que vêem na vida desse animais apenas uma fonte de alimento, e não um ser vivo, como de fato eles também são.

O nosso egoísmo exagerado que deixou o mundo chegar aonde chegou. Pensar só no próprio bem-estar e esquecer do próximo, fez com que tivesse racionamento de água e energia elétrica em alguns lugares, faz com que soframos todos os dias as consequências de uma sociedade inconsequente, que não ve mal algum em poluir e esbanjar o que a natureza dá de presente para ser usado com moderação.
Moderação... uma palavra que todos pensam conhecer, mas não conhecem. Assim como respeito.
Se houvesse mais respeito em todos os segmentos da vida, todos teriam uma vida com mais qualidade, com mais harmonia, uma vida mais viva!

Deixo aqui a página da PETA onde você pode ajudar a combater esse massacre na Dinamarca.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore

Hoje começa a primavera no hemisfério sul e há 30 anos formalizou-se o Dia da Árvore.

A primavera já dando sinal por aqui...

A árvore tem uma importância enorme para todo o ecossistema, ela é um ser vivo como nós, nasce, cresce, vive e morre. Nos dá sua sombra, mantém o solo vivo, é fonte de produtos medicinais e industriais, de alimentos para nós, ajuda a renovar o ar, entre muitas outras coisas boas!
Fico indignada ao ver matérias cada vez mais comuns que mostram o desmatamento descontrolado por todoo nosso país, fico indignada também ao ver nas cidades, especialmente aqui onde eu moro, as pessoas só cortando árvores fora e no verão reclamarem do excesso de calor, reclamarem das enchentes, dos morros desabando, e quando o sol está alto, virem colocar seus carros na sombra das árvores que preservamos na rua da nossa casa.
As pessoas só sabem tirar fora e usar da preservação alheia quando lhes convém, é realmente muito difícil varrer umas folhinhas algumas vezes por semana para manter limpa a calçada. Ninguém respeita a vida, o que uma árvore pode trazer de mal pra gente? Nada!

Tá, chega de revolta...

Ontem sem querer fiz uma boa ação para o mundo, sem nem lembrar que hoje era dia da árvore.
Fiz uma muda de Nespereira (Eriobotrya japonica), aquela ameixa amarela e plantei em um vasinho. Temos uma árvore dessas aqui em casa, mas ela já tem uma certa idade então resolvi fazer uma mudinha para que quando essa não puder nos dar mais frutos, já tenha uma nova, cheia de vida.

Uma das árvores do pátio da minha casa, cinamomo (Melia azedarach), mais velha que eu :)


Respeite, preserve!
A vida é sua, mas o mundo é nosso.

domingo, 20 de setembro de 2009

Clean Up Day

Ontem, 19 de setembro, ocorreu o Dia Mundial de Limpeza da Água ou Clean Up Day. Como muitas outras datas, tem o objetivo de conscientizar as pessoas e motivá-las a ajudar na preservação de um recurso natural que está sendo destruído pelo homem.
Houve muita movimentação em torno desse assunto no mundo todo, mas vou falar de um projeto que acontece aqui na minha região que se chama "Amigos da Água". Formado por um grupo de crianças e adolescentes que busca conscientizar os colegas e moradores do bairro em que vivem. Começou de uma forma tímida, mas já vem tomando proporções maiores e atingindo mais pessoas. O importante é cada um fazer a sua parte, de alguma forma, chegara aos olhos e ouvidos das pessoas, ou quem sabé até lá na consciência de alguns.




PRESERVE!

domingo, 13 de setembro de 2009

Eco Songs

Encontrei relação de músicas que falam sobre a preservação do meio ambiente, que foram divididas nos 4 elementos: terra, fogo, ar e água.
I found a list of songs that talk about the preservation of the environment, which were divided into 4 elements: earth, fire, air and water.
Há muito tempo que músicos pelo mundo vêm nos alertando sobre os problemas ecológicos vividos no Planeta Terra. E hoje em dia no mundo da música, mais do que nunca, é importante ter a imagem associada à causas como essa. Artistas como o Jota Quest, aqui no Brasil, e Coldplay, lá fora, que o digam. Esses são apenas dois nomes de muitos ligados à associações como o Greenpeace, que defendem um planeta com menos poluição, fim do desmatamento e ações contra a morte de animais em extinção.
Terra - Earth

Jack Johnson: The 3 R's Three, it's a magic number Yes it is, it's a magic number Because two times three is six three ...
Michael Jackson: Earth Song What about sunrise? What about rain? What about all the things That you said we were to gain? ...
Fogo - Fire

UB40: Blood And Fire Blood, blood, blood; blood and fire Blood, blood, blood; blood and fire There is no more water to...

Death Cab For Cutie: Grapevine Fires When the wind picked up and the fire spread and the grapevines seemed left for dead. And the...


Ar - Air


Radiohead: Subterranean Homesick Alien The breath of the morning I keep forgetting The smell of the warm summer air I live in a town ...

Jota Quest: Oxigênio Mesmo com a fumaça Dá para ver A incessante sinfonia Da floresta Respirando pelo mundo Vendo...

Tribo de Jah: Mundo Em Confusão uiê, uiê-o mundo em confusão, mundo em aflição uiê, uiê-o dias de tribulação, de degradação ...

Água - Water

Natiruts: Um Céu, Um Sol E Um Mar Talvez possa construir quase tudo que sonhar Minhas chances são de desistir, ou um dia encontrar ...

Bob Dylan: A Hard Rain's A-Gonna Fall Oh, where have you been, my blue-eyed son? Oh, where have you been, my darling young one? I've...


Fonte: Vagalume


And I wanna thank my foreigners visitors for visiting my blog. You're welcome! :)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tornado em Santa Catarina

Passei algunas dias em Curitiba e nesse tempo que estive lá só via notícias de temporais e muita destruição em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E mais uma vez a confirmação de um fenômeno anormal aqui do sul, um tornado em Santa Catarina, que foi confirmado após a análise da destruição causada pelo temporal que atingiu aquela região. O meteorologista que confirmou a informação ainda disse que tornados como este que atingiu SC são comuns na região centro-norte da Argentina.
Cada vez mais o Brasil e o mundo vem sendo castigados com fenômenos que antes não aconteciam nessas regiões, e isso será cada vez mais comum daqui pra frente.
Ainda em Curitiba vi na televisão que as nuvens de tempestade tinham até 12000km verticalmente, o que significa que a maior parte do vôo de volta passamos por pequenas turbulências, muitas nuvens e algumas engraçadas, como essa da foto abaixo, que na minha visão, tem a forma de um veado. Achei muito interessante e não pude deixar de registrar.

a nuvem-veado

sol, só acima das nuvens mesmo... a chuva continua caindo aqui no sul...


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Crime ambiental

"Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não."

Trecho do livro Marley e Eu.

Hoje abri o jornal e li uma reportagem que me deixou muito triste. O título diz "Moradores denunciam casos de envenenamento - Crueldade contra animais: cerca de 20 cachorros já morreram". Que tipo de pessoa é capaz de fazer uma coisa dessas?
Quem gosta de animais, assim como eu, entende o que eu senti quando li isso.
Quando eu era criança, tinha um cachorro chamado Dog, houve um tempo em que ele deixava só a minha mãe chegar perto dele, mas os anos passaram e ele acabou se tornando um animal dócil, nunca incomodou ninguém. Ele saía quando meu avô colocava o carro na garagem, dava uma volta e pouco tempo depois aparecia no portão pedindo pra entrar. Certo dia percebemos que ele estava com um machucado perto da coleira, eu não lembro muito bem porque era muito pequena, mas lembro que chamaram o veterinário e ele constatou que alguém havia jogado ácido nele. Minha mãe, minha vó, todos aqui em casa se esforçaram o máximo que puderam para tratar a ferida causada pelo ácido, mas chegou uma hora que tomou conta de quase todo o corpo do nosso querido Dog, e diante do sofrimento dele e nosso, ao ver aquela cena horrível, decidiram sacrificá-lo. Lembro que eu estava voltando da escolinha, quando estava perto do portão de casa vi a minha vó limpando a garagem e chorando, quando entramos, ela contou o que tinha acontecido.

Alguns anos depois, ganhei um filhotinho de Fox, que chamei de Hércules. Ele era uma praga, só aprontava em casa, roubava as roupas do varal, carregava tudo para o pátio, mas ele era só um filhote, que criança nunca aprontou na vida? Uma noite ele entrou em casa, corria por tudo, dentro de casa, no pátio, se batia e acabou morrendo na frente da casa do meu vizinho, ele foi envenenado. Lembro que na hora eu não pensei em nada, não conseguia entender e aceitar que ele havia morrido, só algum tempo depois eu chorei, chorei muito.

Outras pessoas próximas já passarem pela mesma situação, minha prima, alguns amigos . Ano passado eu e minha vizinha tiramos da rua um filhote que apareceu aqui em casa, ele acabou ficando na casa dela, que é do outro lado da rua e entre muitas travessuras ele acabou conquistando a minha família e a dela. Esse ano cheguei do meu estágio e minha mãe disse que o Tedy estava mal, a suspeita era de que ele poderia ter sido envenenado também. Cheguei la, deu tempo de me despedir e deixar ele ir.

É triste saber que existe gente tão cruel no mundo, não gostar de animais é um direito, mas matá-los é crime, assim como matar uma pessoa.
O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de fevereiro de 1998). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.
Algumas fotos da minha infância...

Dog, eu e meus passarinhos

Eu, com Hércules e Teka

E atualmente...
Tobias, meu cachorrinho de 3 anos

Passeando com o Tedy... que saudade desse grande bobalhão!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

De volta a rotina...

Finalmente a voltamos às aulas, que foram adiadas em 2 semanas por causa da epidemia de gripe. Ao meu ver não teria problema algum voltar antes ou agora porque o perigo de contagio é o mesmo, na verdade acho isso foi feito para tomar as devidas providências para a prevenção da gripe, o resultado disso vai ser 2 semanas a mais de aula em dezembro.Recomeça a rotina de estudos, os gastos com xerox, impressões e etc. Estudar, estudar, estudar...

Hoje vi uma notícia no portal G1 que me lembrou a minha infância. O primeiro panda gigante criado em cativeiro na Europa completou dois anos de idade no zoológico de Viena. Mas o que isso tem a ver com a minha infância? Bem, eu sempre adorei animais, já tive diversos e era apaixonadas por pandas. Meu primeiro caderno de escola tinha um panda na capa, o outro era um coala. Meu pai certa vez me deu de presente um urso panda gigante de pelúcia que eu adorava e naquela época a internet não era usada domesticamente, como é hoje, então fui algumas vezes até uma biblioteca que tem a umas 3 quadras aqui de casa para pesquisar sobre os pandas. Passei horas e mais horas lá dentro, lendo e anotando informações sobre esses animais. Esse urso, entre milhares de outros animais, está sob risco de extinção devido à caça sem controle, as mudanças climáticas e a devastação das florestas onde eles viviam na Ásia. Hoje existem poucos animais dessa espécie no mundo e vivem principalmente em reservas e cativeiros, por isso é sempre uma grande comemoração quando eles sobrevivem sob essas condições.

Panda gigante completa dois anos e ganha bolo na Áustria

Fu Long está no zoológico de Schoenbrunn, em Viena.Ele foi o 1º panda gigante concebido e nascido em cativeiro na Europa.

Ao lado da mãe (esquerda), Yang Yang, o panda Fu Long (direita) ganha bolo de aniversário de dois anos no zoológico de Schoenbrunn. Fu Long (que significa 'dragão feliz') foi o primeiro panda gigante a ser concebido e nascer em cativeiro na Europa e se tornou atração no zoológico de Viena (Foto: Samuel Kubani/AFP) Fonte: G1

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquecimento Global


O aquecimento global é tema atual e cheio de discussões, muito se fala, muito se faz, mas há muito mais há ser feito.
Uma pesquisa feita pela University College de Londres (UCL), liderada pelo professor Duncan Wingham e publicada na revista científica "Geophysical Research Letters" mostra que uma das maiores geleiras da Antártida, a Pine Island, está derretendo quatro vezes mais rápido do que há dez anos. Sua superfície está baixando em média 16 metros anualmente e desde 1994 baixou cerca de 90 metros, que implica diretamente no aumento do nível do mar, no ecossistema local e mais cedo ou mais tarde (pelo andar da carruagem, mais cedo) afetará a todos nós.
Há 15 anos falava-se que a geleira poderia durar cerca de 600 anos e de acordo com novas pesquisas, a geleira poderá durar apenas 100 anos.

E a culpa disso é nossa. Nós que andamos de carro todos os dias, enchemos nossas casas de eletrodomésticos muitas vezes desnecessários, gastamos muita água e luz a toa, compramos produtos descartáveis e não reciclamos, produzimos uma quantidade absurda de lixo e o queimamos, desmatamos as florestas e até as queimamos também. Essa méquina de poluição constante não para, então como podemos cobrar outra reação do meio ambiente, senão essa?
Coloque a mão na consciência e veja qual atitude sua, por menor que ela seja, pode fazer a diferença no mundo.
O meio ambiente agradece!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mude!


Sabe aquele dia que a gente acorda pra mudança? Hoje foi um dia desses. Na verdade essa vontade de mudar já começou ontem... Depois de três dias daquela chuva que não parou nem um segundo de cair o final de semana inteiro, o sol apareceu e clareou a minha mente. Domingo eu estava um pouco pra baixo, eu tento esconder mas não consigo. O dia dos pais não é uma data que eu comemoro com muita alegria, afinal meu pai está perto de mim, mas ao mesmo tempo distante. Isso não muda o fato de eu gostar dele, mas nos mantém um pouco distantes. Sinto falta do meu avô, que foi um grande pai enquanto pode. Quando fico assim todos os pensamentos bobos vem à mente. Queria fazer tanta coisa, mas no momento não posso e também sinto falta de muita coisa... Coisas que passaram e não voltam nunca mais, acho que isso estava me fazendo mal então decidi mudar.
Quando mudamos o pensamento, as coisas a nossa volta também mudam. Se o pensamento é positivo, coisas boas acontecem, assim como se o pensamento é negativo, coisas ruins acontecem. Eu já estava cansada de ficar parada no mesmo lugar desde que entrei em férias, desde que o contrato do meu estágio acabou, aí resolvi começar a mudar as coisas aqui em casa.
Por algum motivo aquela vontade de ficar dormindo até tarde e não fazer nada foi embora, resolvi organizar a minha bagunça, colocar tudo que já não é mais necessário fora. Fiz uma limpa em papéis, uma limpa no meu msn, contatos no Orkut, uma limpa de pensamentos ruins na cabeça e sentimentos no coração. Já me sinto muito melhor do que antes e tenho certeza que ainda vai melhorar mais.
Alguma coisa te incomoda? Sempre há uma saída, como o sol de hoje iluminou os meus pensamentos, ele também pode iluminar os teus. Se desejas mudar, muda. Não espera que o mundo mude sozinho, pois assim a vida passa, e deixamos de vivê-la.
A nossa energia move o mundo! Se é assim, que seja uma boa energia...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pandemia de... lucro!

Recebi um email que está circulando pela internet falando sobre a nova gripe e vou postar aqui.


"Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína???
No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.
Os noticiários, disto nada falam!
No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.
Os noticiários disto nada falam!
Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.
Os noticiários disto nada falam!
Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves…
…os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…

Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.
Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos… 25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?
Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.
A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.
Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.
Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.
- Antes com os frangos e agora com os porcos.
- Sim, agora começou a psicose da gripe suína. E todos os noticiários do mundo só falam disso…
- Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo…Só a gripe suína, a gripe dos porcos…
- E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um “galo”, atrás dos porcos… não haverá um “grande porco”?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro,
Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque…
Os acionista das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso
Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
Não nego as necessárias medidas de precaução que estão sendo tomadas pelos países. Mas, se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação;
Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos a todos os países, especialmente aos pobres, essa seria a melhor solução."


Pensando bem, faz muito sentido!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Meus olhos...

Algumas fotos tiradas por mim aqui em Santa Cruz do Sul.






sábado, 18 de julho de 2009

O bugio e a febre amarela

Esse ano muito se falou da febre amarela, ocorreram muitos casos no nosso estado e houve até um ensaio de caos sobre uma epidemia da doença. Muitos bugios foram maltratados e até mortos por falta de informação. Eles não trasmitem a doença para nós, eles são apenas indicativos de que a doença está próxima da população, são nossos amigos, fazendo o papel que a natureza lhes deu, nos ajudando a prevenir antes que o pior acontecesse.
Recebi um vídeo por email, muito bonito, e quero compartilhar com vocês.





É pessoal, as epidemias serão cada vez mais comuns.
O homem vai sofrer as consequências do seu descaso com o meio ambiente. Os animais não tem culpa de o clima estar mudando, eles não escolhem os lugares que vão viver por simples vontade, eles fazem isso por instinto de sobrevivência. E é nossa culpa o que estamos passando, e o que ainda está por vir.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Férias...

Mais um semestre passou e estou literalmente de férias!
Peguei exame em Zoologia I e ontem saiu o resultado, passei!
Um alívio, pois perder um semestre em uma disciplina deve ser horrível, ainda mais tendo que pagar tudo de novo hehehe

Hoje de manhã lendo as últimas notícias no G1 vi uma que me chamou atenção, especialmente por estar ligada ao conteúdo da matéria que eu peguei exame.

"Com participação brasileira, grupo 'lê' DNA do causador da esquistossomose

Cientistas decifraram genoma das duas principais espécies de verme.
Genes dos parasitas trazem pistas para criação de novos remédios.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

O verme parasita Schistosoma mansoni, causador de uma doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no planeta, agora terá de se haver com as armas da biologia molecular. Uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros de três instituições, obteve a sequência completa do DNA do bicho, incluindo uma lista promissora de calcanhares-de-aquiles que podem, no futuro, servir de alvos para medicamentos ou vacinas."


O Schistosoma mansoni é um verme do filo Platyhelminthes, classe Trematoda. Ele causa o que popularmente é conhecido como "barrida d'água". O verma habita os vasos sanguineos do fígado e intestino e pode causar, na sua fase mais aguda, a morte.
Por isso esse estudo é tão importante, por ser uma doença muito comum em áreas pobres, com saneamento básico muito precário, atingindo assim, pessoas que muitas vezes não tem as condições adequadas para evitar a doença.
Quem sabe algum dia, quando a saúde for realmente um assunto de primeira importância no mundo todo, os recursos cheguem até onde devem chegar e essas doenças possam ser erradicadas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Brasil tem maior número de aves ameaçadas

O Brasil é o país com maior número de espécies de aves ameaçadas de extinção em todo o mundo, segundo o mais recente relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira (2).


De acordo com a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, 122 espécies de aves correm o risco de desaparecer no Brasil. Em seguida, vêm Indonésia, com 115, e Peru, com 93. Em todo o mundo, mais de 800 espécies de animais e plantas já foram extintas nos últimos 500 anos e cerca de 17 mil espécies correm risco de desaparecer, segundo o relatório da IUCN, compilado a cada quatro anos.

O relatório foi publicado pouco antes do prazo fixado por governos internacionais para avaliar os progressos em relação à meta de combate à perda de biodiversidade até 2010. Segundo a IUCN, esses objetivos não serão cumpridos. Ao todo, 44.838 espécies -- apenas 2,7% do 1,8 milhão de espécies já descritas --foram analisadas.

O documento mostra que pelo menos 869 espécies foram completamente extintas ou extintas em seu habitat natural, mas o número pode chegar a 1.159 se forem consideradas as 290 espécies classificadas como possivelmente extintas, que formam parte do grupo de espécies criticamente em perigo.

Ameaças
Ao todo, pelo menos 16.928 espécies estão ameaçadas de extinção, incluindo quase um terço dos anfíbios, mais de um em cada oito aves e quase um quarto de todos mamíferos, de acordo com a lista. Considerando-se a pequena proporção de espécies analisadas, o número pode ser apenas "a ponta do iceberg", mas daria uma boa idéia do risco, segundo a IUCN.

"Quando os governos adotam ações para reduzir a perda de biodiversidade há alguns avanços, mas ainda estamos longe de reverter esta tendência", disse Jean-Christophe Vié, vice-diretor do Programa de Espécies da IUCN e editor do relatório.

"É hora de reconhecer que a natureza é a maior empresa da Terra, trabalhando para o benefício de 100% da humanidade, e o faz de graça. Os governos deveriam se esforçar tanto, ou mais, para salvar a natureza quanto se esforçam para salvar os setores financeiros e econômicos." Segundo Vié, a crise da biodiversidade é muito mais severa do que a crise econômica ou dos bancos. Na Europa, 38% das espécies de peixe estão ameaçadas, e no leste da África esse número chega a 28%.

Um dos principais motivos para os altos índices de risco seria a alta interrelação entre sistemas de água doce, que permite que a poluição se espalhe e que novas espécies invadam o habitat de outras e o desenvolvimento de recursos aquáticos.

Mar
No mar, a pesca excessiva, mudanças climáticas, espécies invasoras, desenvolvimento da costa e poluição respondem pelas ameaças. Seis das sete espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção, assim como 27% das 845 espécies de corais. Outras 20% das espécies de corais estão quase ameaçadas de extinção, segundo a Lista Vermelha.

As aves marinhas também estão mais ameaçados do que as aves terrestres, com 27,5% das espécies em extinção, em comparação com 11,8% das aves terrestres. A principal causa de extinção e ameaça das espécies terrestres é a destruição de habitats por agricultura, exploração de madeira e desenvolvimento. A caça insustentável é a segunda maior ameaça aos mamíferos, atrás da perda de habitat.

"O relatório é uma leitura deprimente", disse Craig Hilton Taylor, diretor e co-editor da Lista Vermelha da IUCN. "Ele nos mostra que a crise de extinção está ruim ou ainda pior do que acreditávamos. Mas ele também mostra as tendências que essas espécies seguiram e portanto é parte essencial dos processos de tomada de decisão."

A Lista Vermelha acompanha as tendências de risco de extinção em grupos de espécies, separados por regiões e habitats. Ela só considera espécies não extintas a partir do ano 1500.



A belíssima arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma das espécies sob risco no país (Foto: Andy e Gill Swash)





A omissão é o pecado dos bons, proteger essas e outras espécies em extinção é nossa OBRIGAÇÃO!

sábado, 27 de junho de 2009

Cure o mundo!

Acompanhando as notícias mundiais, não vou deixar de citar o assunto mais falado nos últimos dias, a morte precoce do ídolo da música mundial, Michael Jackson.
Não vou falar da vida dele ou fazer um discurso de despedida, quero falar sobre as mensagens que ele nos deixou.
Embora considerado estranho e sendo julgado por certas atitudes ao longo de sua vida, ele fez a sua parte. Sempre doou parte da renda dele para caridade, sem falar em algumas músicas como a famosa We Are The World e Heal The World, que passam belas e profundas mensagens que todos nós precisamos ouvir.

Deixo para vocês o clipe de Heal The World, a música que fala "Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim..."

sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

Fonte: IBGEteen


domingo, 24 de maio de 2009

Fases

Ontem encerrou meu contrato com a farmácia em que eu trabalhava, ou seja, sou uma estagiária desempregada hehehe

Mas tudo bem, vou ver o lado bom disso ter acontecido e seguir em frente, como disse meu amigo Rafa, a vida é feita de ciclos, talvez um ciclo tenha se encerrado e esteja começando outro. Uma porta se fecha, mas abrem-se outras portas, janelas ou até passagens secretas.

Vou guardar o que aprendi, que com certeza contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, pois além de ter colegas de trabalho, eu fiz amigos e quero agradecer por tudo que passei com eles lá, desde que entrei quando a Priscila me ensinou tudo que eu devia saber, até quando as coisas foram mudando e fui me aproximando da Jaque, da Mirdes, da Bruna e claro não esquecendo do Dani e do Junior que faziam a gente rir sempre.

Valeu pessoal, vou sentir saudades de ver vocês 6 dias por semana! :p



O quarteto


Dani, Bruna, eu e Junior

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um passo para trás e dois para frente

Hoje fiz meu exame prático da auto-escola e, apesar de ter feito tudo certo durante as aulas e estar calma na hora de ir para a prova, eu não consegui.
Claro que fiquei chateada, ninguém gosta de errar, ainda mais durante uma avaliação, mas nada melhor que o erro para fazer a gente repensar muita coisa.
Meu instrutor me deixou bem segura, ressaltou que se eu estava indo para o exame, era por que eu tinha capacidade de fazê-lo, mas um simples momento de tensão pode estragar todo um trabalho de tempo. Foi o que aconteceu... Eu sabia fazer a baliza, fiz tudo certo, com habilidade e agilidade e na hora do exame tive um segundo de insegurança e foi quando deixei tudo desandar.
Bem, não é o fim do mundo, daqui a 15 dias estarei lá para fazer de novo e dessa sem vacilos! :D

Também estou fazendo um tratamento para tendinite no meu braço direito, tá sendo bem ruim, uso mais o esquerdo agora e como sou destra, tenho uma certa dificuldade em realizar movimentos simples, mas isso também vai passar. Talvez isso tenha me afetado inconscientemente no exame hoje, até pensei em adiar, mas como já tava difícil de conseguir horários, fui lá meio dopada de remédios pra dor e tentei.

Isso é a vida, a gente erra, aprende, tenta de novo e consegue... Bola pra frente!


Vou deixar um vídeo que recebi por e-mail de uma amiga, a Niandra, que me enviou umas coisas bem interessantes, acho que vou promovê-la a colaboradora do blog! hehehe
Valeu Ni!


Assistam e reflitam!


domingo, 3 de maio de 2009

Ciência para uma vida melhor

Quando eu trabalhava como telefonista em uma empresa fumageira, pra passar o tempo eu e minha colega líamos jornal, ou algumas revistas que tinham ali na recepção. Foi então que um dia descobri a revista Report, da Bayer, para quem não conhece, a Bayer é uma empresa química-farmacêutica que atua em vários setores, foi ela também que patenteou a Aspirina.
Eu tinha recém entrado no curso de Ciências Biológicas e logo que abri a revista, vi a variedade de assuntos que ela trazia sobre ciência, pesquisa, meio ambiente...
No final tinha um postal escrito "para quem quiser saber mais" e algumas opções para marcar, também tinha um email para contato, e foi por email que falei com eles.
Enviei um email contando que eu era estudante de Biologia e havia lido a revista no meu trabalho, e achado muito interessante, os parabenizei pela iniciativa de mostrar a todos o que eles estavam fazendo nesse meio e perguntando como eu poderia adquirir outros exemplares dessas publicações.
Passou um tempo e não recebi nenhuma resposta eletrônica, e um diz quando cheguei em casa minha mãe me entregou um pacote grande destinado a "Frau Francine Camara", era da matriz da Bayer, la da Alemanha. Tinha uma carta agradecendo o meu interesse nos trabalhos deles e elogiando a minha iniciativa de querer um mundo melhor, junto com a carta, eles me enviaram vários exemplares de publicações deles, em inglês e português.

Para quem se interessa por pesquisas nos mais diversos segmentos, é uma boa dica de leitura.
Alguns exemplos de matérias em uma das revistas Report:
Brasil
Surfe sustentável: com a matéria-prima MDI, os blocos para a fabricação de pranchas de surfe ficam mais ecológicos.
Saúde
Bem medicado: produtos inovadores para o tratamento de feridas crônicas.
Materiais
O futuro começa hoje: hoje já há CDs, DVDs e discos Blue-ray. Os pesquisadores buscam suportes com maiores capacidades de armazenamento.
A pciência abre o caminho: Pesquisadora por paixão, sempre que a dra Elisabeth Perzborn recapitula a sua carreira profissional, nunca se arrepende de ter tomado a decisão de trabalhar como bióloga na pesquisa da Bayer. "Aprendo constantemente coisas novas, o que não só me satisfaz a minha curiosidade, mas também me da imenso prazer."

Uma revista muito interessante que eles me enviaram foi a The Bayer Climate Program, que fala como o clima muda, proteção ambiental e sobre o programa da Bayer que usará 1 bilhão de euros para a proteção climática. É bem interessante, um assunto muito atual.

Quem quiser, é só entrar em contato pelo site deles e pedir, eles são muito atenciosos.

Alguns exemplares que recebi da Bayer