quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biologia forense

Essa semana aconteceu a Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UNISC, na abertura teve uma palestra sobre Biologia Forense e o tema logo me chamou atenção. Fã de CSI, já me imaginei algumas vezes trabalhando nessa área e fiquei feliz quando tive a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.



A palestra foi bastante técnica, mas deu uma noção de como é na realidade o trabalho forense.
No caso dos biólogos, estão habilitados a trabalhar com o que dis respeito a DNA e entomologia (ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente). Quem assiste CSI como eu, já deve ter visto muito disso e lembro que em pelo menos dois episódios o crime envolvia estudos entomológicos.

Aquele banco de dados do FBI, o CODIS (usado no CSI), que conta com informações genéticas de milhares de criminosos, está prestes a ser implantado no Brasil, e um dos primeiros estados a utilizar o sistema será o Rio Grande do Sul.

É claro que no CSI eles contam com equipamentos ultra modernos e nossa realidade é muito diferente, mas mesmo assim, ainda me fascina esse trabalho.

Obrigada ao D.A. da Biologia e ao prof. dr. Renato Moreira Rosa, que nos passou seus conhecimentos na área.

Agora continuo caçando meus bichinhos para a coleção de arthropoda de zoo III.

sábado, 3 de outubro de 2009

Futuros biólogos em ação

Não havia nem 12 horas desde a última vez em que nos encontramos na aula de Zoologia III, com o prof Andreas, mas lá estávamos, esperando por ele no frio.

A primeira saída de campo de Zoo III foi para o Parque da Gruta, aqui em Santa Cruz. Localizado a 2km do centro da cidade, no cinturão verde (área de proteção ambiental da cidade), o parque tem 17,4 hectares de beleza natural combinada com infra-estrutura para a população conhecer melhor sobre o ambiente local, animais etc.

Duas horas de explicação sobre o que faríamos, montamos os grupos e lá fomos nós. Nossas atividades eram: medir a largura do corrego que atravessa o parque, profundidade, altura e largura da calha, capturar animais do local (moluscos, crustaceos...), calcular a velocidade da água, calcular a vasão e fazer a avaliação do ambiente em um raio de 30 metros, a partir do local onde faríamos as medições. Todos esses procedimentos em 3 pontos diferentes: antes do primeiro lago, depois do lago, e antes do segundo lago.

Foi o que fizemos...

As gurias no procedimento para calcular a velocidade da água.

No ponto 1.

Ponto 1...

"Equipadas" e cansadas...

O macaco-prego que roubou o salgadinho da colega...

Cara de pidão!

O aviso que é desrespeitado pelos humanos e pelos macacos, que roubam a comida das mesas.

Eu, fazendo cálculos e anotações...

Nosso grupo, voltando de uma coleta.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Que país é esse?

Ontem pela manhã fui surpreendida por uma notícia ridiculamente absurda.
O ENEM que aconteceria nesse final de semana foi cancelado, o motivo? Provas furtadas.
Agora me digam, se a educação é a base de tudo e até na educação há corrupção, que futuro melhor pode haver para o Brasil?
Depois de terem modificado toda a prova para usar a nota como se fosse vestibular e bla bla bla, deixam acontecer uma coisa dessas. E quem estava estudando há tempo, pagando cursinho, perdendo noites para se preparar para essa prova, como fica? A ansiedade e o stress que toma conta dos estudantes nas vésperas de uma prova importante, quem se importa?
Já passei por tudo isso, estou na faculdade, mas eu sou uma das mais de 4 milhões de pessoas que faria a prova no final de semana, para concorrer a uma bolsa de estudos. Quem é classe média, como eu, sabe o quanto é difícil pagar uma faculdade, e comigo não é diferente. Eu também estava ansiosa...

É desse jeito que querem que nós, jovens, acreditemos que ainda há esperança de que o Brasil melhore?

Como se já não fosse suficiente isso, a noite estou assistindo a um telejornal, a reportagem que falava sobre a eleição da cidade que será sede das Olimpíadas de 2016, quando no meio do discurso o nosso presidente, Lula, larga uma assim: “Sim, nós também podemos... como CIDADÕES...”.
Aquilo machucou os meus ouvidos...

É, Brasil...