sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Crime ambiental

"Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não."

Trecho do livro Marley e Eu.

Hoje abri o jornal e li uma reportagem que me deixou muito triste. O título diz "Moradores denunciam casos de envenenamento - Crueldade contra animais: cerca de 20 cachorros já morreram". Que tipo de pessoa é capaz de fazer uma coisa dessas?
Quem gosta de animais, assim como eu, entende o que eu senti quando li isso.
Quando eu era criança, tinha um cachorro chamado Dog, houve um tempo em que ele deixava só a minha mãe chegar perto dele, mas os anos passaram e ele acabou se tornando um animal dócil, nunca incomodou ninguém. Ele saía quando meu avô colocava o carro na garagem, dava uma volta e pouco tempo depois aparecia no portão pedindo pra entrar. Certo dia percebemos que ele estava com um machucado perto da coleira, eu não lembro muito bem porque era muito pequena, mas lembro que chamaram o veterinário e ele constatou que alguém havia jogado ácido nele. Minha mãe, minha vó, todos aqui em casa se esforçaram o máximo que puderam para tratar a ferida causada pelo ácido, mas chegou uma hora que tomou conta de quase todo o corpo do nosso querido Dog, e diante do sofrimento dele e nosso, ao ver aquela cena horrível, decidiram sacrificá-lo. Lembro que eu estava voltando da escolinha, quando estava perto do portão de casa vi a minha vó limpando a garagem e chorando, quando entramos, ela contou o que tinha acontecido.

Alguns anos depois, ganhei um filhotinho de Fox, que chamei de Hércules. Ele era uma praga, só aprontava em casa, roubava as roupas do varal, carregava tudo para o pátio, mas ele era só um filhote, que criança nunca aprontou na vida? Uma noite ele entrou em casa, corria por tudo, dentro de casa, no pátio, se batia e acabou morrendo na frente da casa do meu vizinho, ele foi envenenado. Lembro que na hora eu não pensei em nada, não conseguia entender e aceitar que ele havia morrido, só algum tempo depois eu chorei, chorei muito.

Outras pessoas próximas já passarem pela mesma situação, minha prima, alguns amigos . Ano passado eu e minha vizinha tiramos da rua um filhote que apareceu aqui em casa, ele acabou ficando na casa dela, que é do outro lado da rua e entre muitas travessuras ele acabou conquistando a minha família e a dela. Esse ano cheguei do meu estágio e minha mãe disse que o Tedy estava mal, a suspeita era de que ele poderia ter sido envenenado também. Cheguei la, deu tempo de me despedir e deixar ele ir.

É triste saber que existe gente tão cruel no mundo, não gostar de animais é um direito, mas matá-los é crime, assim como matar uma pessoa.
O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de fevereiro de 1998). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.
Algumas fotos da minha infância...

Dog, eu e meus passarinhos

Eu, com Hércules e Teka

E atualmente...
Tobias, meu cachorrinho de 3 anos

Passeando com o Tedy... que saudade desse grande bobalhão!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

De volta a rotina...

Finalmente a voltamos às aulas, que foram adiadas em 2 semanas por causa da epidemia de gripe. Ao meu ver não teria problema algum voltar antes ou agora porque o perigo de contagio é o mesmo, na verdade acho isso foi feito para tomar as devidas providências para a prevenção da gripe, o resultado disso vai ser 2 semanas a mais de aula em dezembro.Recomeça a rotina de estudos, os gastos com xerox, impressões e etc. Estudar, estudar, estudar...

Hoje vi uma notícia no portal G1 que me lembrou a minha infância. O primeiro panda gigante criado em cativeiro na Europa completou dois anos de idade no zoológico de Viena. Mas o que isso tem a ver com a minha infância? Bem, eu sempre adorei animais, já tive diversos e era apaixonadas por pandas. Meu primeiro caderno de escola tinha um panda na capa, o outro era um coala. Meu pai certa vez me deu de presente um urso panda gigante de pelúcia que eu adorava e naquela época a internet não era usada domesticamente, como é hoje, então fui algumas vezes até uma biblioteca que tem a umas 3 quadras aqui de casa para pesquisar sobre os pandas. Passei horas e mais horas lá dentro, lendo e anotando informações sobre esses animais. Esse urso, entre milhares de outros animais, está sob risco de extinção devido à caça sem controle, as mudanças climáticas e a devastação das florestas onde eles viviam na Ásia. Hoje existem poucos animais dessa espécie no mundo e vivem principalmente em reservas e cativeiros, por isso é sempre uma grande comemoração quando eles sobrevivem sob essas condições.

Panda gigante completa dois anos e ganha bolo na Áustria

Fu Long está no zoológico de Schoenbrunn, em Viena.Ele foi o 1º panda gigante concebido e nascido em cativeiro na Europa.

Ao lado da mãe (esquerda), Yang Yang, o panda Fu Long (direita) ganha bolo de aniversário de dois anos no zoológico de Schoenbrunn. Fu Long (que significa 'dragão feliz') foi o primeiro panda gigante a ser concebido e nascer em cativeiro na Europa e se tornou atração no zoológico de Viena (Foto: Samuel Kubani/AFP) Fonte: G1

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aquecimento Global


O aquecimento global é tema atual e cheio de discussões, muito se fala, muito se faz, mas há muito mais há ser feito.
Uma pesquisa feita pela University College de Londres (UCL), liderada pelo professor Duncan Wingham e publicada na revista científica "Geophysical Research Letters" mostra que uma das maiores geleiras da Antártida, a Pine Island, está derretendo quatro vezes mais rápido do que há dez anos. Sua superfície está baixando em média 16 metros anualmente e desde 1994 baixou cerca de 90 metros, que implica diretamente no aumento do nível do mar, no ecossistema local e mais cedo ou mais tarde (pelo andar da carruagem, mais cedo) afetará a todos nós.
Há 15 anos falava-se que a geleira poderia durar cerca de 600 anos e de acordo com novas pesquisas, a geleira poderá durar apenas 100 anos.

E a culpa disso é nossa. Nós que andamos de carro todos os dias, enchemos nossas casas de eletrodomésticos muitas vezes desnecessários, gastamos muita água e luz a toa, compramos produtos descartáveis e não reciclamos, produzimos uma quantidade absurda de lixo e o queimamos, desmatamos as florestas e até as queimamos também. Essa méquina de poluição constante não para, então como podemos cobrar outra reação do meio ambiente, senão essa?
Coloque a mão na consciência e veja qual atitude sua, por menor que ela seja, pode fazer a diferença no mundo.
O meio ambiente agradece!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mude!


Sabe aquele dia que a gente acorda pra mudança? Hoje foi um dia desses. Na verdade essa vontade de mudar já começou ontem... Depois de três dias daquela chuva que não parou nem um segundo de cair o final de semana inteiro, o sol apareceu e clareou a minha mente. Domingo eu estava um pouco pra baixo, eu tento esconder mas não consigo. O dia dos pais não é uma data que eu comemoro com muita alegria, afinal meu pai está perto de mim, mas ao mesmo tempo distante. Isso não muda o fato de eu gostar dele, mas nos mantém um pouco distantes. Sinto falta do meu avô, que foi um grande pai enquanto pode. Quando fico assim todos os pensamentos bobos vem à mente. Queria fazer tanta coisa, mas no momento não posso e também sinto falta de muita coisa... Coisas que passaram e não voltam nunca mais, acho que isso estava me fazendo mal então decidi mudar.
Quando mudamos o pensamento, as coisas a nossa volta também mudam. Se o pensamento é positivo, coisas boas acontecem, assim como se o pensamento é negativo, coisas ruins acontecem. Eu já estava cansada de ficar parada no mesmo lugar desde que entrei em férias, desde que o contrato do meu estágio acabou, aí resolvi começar a mudar as coisas aqui em casa.
Por algum motivo aquela vontade de ficar dormindo até tarde e não fazer nada foi embora, resolvi organizar a minha bagunça, colocar tudo que já não é mais necessário fora. Fiz uma limpa em papéis, uma limpa no meu msn, contatos no Orkut, uma limpa de pensamentos ruins na cabeça e sentimentos no coração. Já me sinto muito melhor do que antes e tenho certeza que ainda vai melhorar mais.
Alguma coisa te incomoda? Sempre há uma saída, como o sol de hoje iluminou os meus pensamentos, ele também pode iluminar os teus. Se desejas mudar, muda. Não espera que o mundo mude sozinho, pois assim a vida passa, e deixamos de vivê-la.
A nossa energia move o mundo! Se é assim, que seja uma boa energia...